Catarina Vargues Conceição – Psicóloga Clínica

Estar com a dor

1 comentário

À semelhança do deixar fluir, há outros alimentos psicológicos potencialmente agri(doces), entre os quais o alimento aceitar e lidar com momentos dolorosos.

Muitas vezes tendemos a evitar a dor, negando a perda de algo ou alguém que gostamos ou a presença de algo que não gostamos.

Contudo, é vital aceitar a dor como um tempo e um espaço do qual por vezes necessitamos.

Em situações dolorosas tendemos a sentir-nos tristes e a tristeza, enquanto emoção que é, comunica-nos algo sobre as nossas necessidades.

Ouvir o que a tristeza diz sobre o que precisamos é praticar o auto-cuidado, mesmo quando este se reveste de um paladar agridoce.

Aceitar a dor é praticar a paciência consigo mesmo, não a combater ou julgar, deixando-a estar, não como quem se resigna, mas sim como quem se respeita a cada momento.

Quando a deixamos estar, estamos a deixá-la fluir até se desvanecer, revitalizando-nos para um outro momento.

Olhe e experiencie então alguma dor que traga consigo. Deixe-a estar a cumprir a função de lhe dizer o que precisa neste instante.

Muitas vezes é difícil estar com a dor, ora porque não reconhecemos o direito a sentir tristeza ora porque esta é desagradável e procuramos evitá-la. Ou ainda, entre outras, porque não queremos preocupar os outros.

Quando negamos ou mergulhamos na dor desajustadamente, estamos a bloquear-nos nela, prolongando o tempo e o espaço que esta ocupa na nossa vida.

Neste percurso, muitas vezes difícil e em particular por algum desequilíbrio na “quantidade” ou “qualidade” deste alimento, pode ser importante um apoio que o ajude a experienciar a dor de uma forma nutritiva e funcional. Esse apoio pode ser um Psicólogo Clínico.

Um pensamento sobre “Estar com a dor

  1. Pingback: Depressão | Catarina Vargues Conceição – Psicóloga Clínica e da Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s