Catarina Vargues Conceição – Psicóloga Clínica

Integração

Deixe um comentário

Aos já conhecidos alimentos psicológicos, junta-se o alimento integração.

A integração é o alimento psicológico que contém os nutrientes da coesão e estrutura, coerência e unidade do Eu.

A capacidade de nos alimentarmos desta unidade abrange o sentido de si mesmo, desde os momentos do passado ao futuro, passando pelo momento presente, na linha de vida que cada um de nós constrói.

Se para cada experiência actuamos com base em motivações, emoções e pensamentos, então a capacidade de nos expressarmos através de coerência entre estes, numa determinada experiência, faz-nos sentir mais preenchidos de nós e mais revitalizados.

Contudo, muitas vezes, podemos sentir ausência de sintonia entre os nossos comportamentos e emoções ou ainda alguma desarmonia entre as nossas motivações e a realidade.

Este desalinhamento repercute-se na experiência de incoerência de si mesmo, podendo conduzir-nos à desorientação face aos nossos objectivos e valores.

Assim, expressar-se através de um Eu uno e preenchido de si ajuda-lo-á também a fazer escolhas mais conscientes e fiéis aos seus propósitos.

Para tal, é necessária a consciência das suas motivações, emoções e necessidades, assim como a consciência de como estas se reflectem ou não nas suas acções e escolhas.

Estará entretanto a praticar o auto-cuidado, reconhecendo os alimentos psicológicos, como a auto-afirmação, necessários em cada momento, de acordo com as suas necessidades.

A integração num Eu coeso é um dos grandes desafios psicológicos. No percurso deste desafio, um Psicólogo Clínico pode orientá-lo na integração da sua experiência interna face à experiência de ser e estar no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s