Catarina Vargues Conceição – Psicóloga Clínica

Auto-aceitação

Deixe um comentário

Na roda dos alimentos psicológica não poderia faltar a auto-aceitação.

Não seria possível alimentarmo-nos de integração do Eu se não praticássemos a aceitação activa de nós próprios.

Sem aceitação do todo, é como se esse todo não existisse e existissem antes partes aceites e outras partes colocadas à “beira do prato”. Por sua vez, colocar partes à “beira do prato” não permite a integração do todo que é o Eu.

A aceitação activa implica tolerar eventuais dúvidas, questionamentos ou desencontros entre as nossas emoções, pensamentos ou comportamentos face a uma mesma situação.

Por vezes, podemos simultaneamente querer e não querer. Nestas situações encontramo-nos divididos e não sabemos o que escolher.

Pode ser muito difícil lidar com estas divergências internas. Aprender a tolerá-las é dar a si mesmo um tempo de tomada de consciência e reflexão aceitante que possibilita uma tomada de decisão ponderada.

Aceitar a dúvida é também aceitar que não sabemos tudo em todos os momentos ou que em certos momentos estabelecemos metas demasiado rígidas.

Na realidade, a aceitação do questionamento ou da incongruência ajuda-nos a praticar a paciência, a auto-crítica construtiva ao invés de destrutiva, a flexibilidade de pensamento ou a aprender com o que consideramos erros.

Ainda assim, pode tornar-se muito confuso e doloroso sentir-se em divergência consigo mesmo, por vezes até como se não soubesse quem é, perdendo a motivação e o ânimo, ou entrando em guerra consigo.

A tolerância e aceitação activa de si são alimentos psicológicos essenciais. Aceitar-se nas suas divergências ajudá-lo-á a identificar as suas necessidades e a cuidar de si.

Saiba ainda que um Psicólogo Clínico pode acompanhá-lo neste processo de auto-conhecimento e aceitação activa de si.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s