Catarina Vargues Conceição – Psicóloga Clínica

Pânico

Deixe um comentário

Da ansiedade, enquanto desnutrição psicológica, podem surgir algumas variantes. Uma destas variantes é a experiência de pânico.

O pânico é uma experiência relativamente curta e abrupta de medo intenso. Esta é caracterizada pela presença de sensações corporais como, entre outras, a aceleração do ritmo cardíaco, a sensação de falta de ar, de tonturas e náuseas. 

A intensidade destas sensações pode assim conduzir à percepção de perda de controlo, sendo esta sentida pelo próprio como uma experiência ameaçadora da sua segurança.

Muitas vezes, o intenso desconforto físico potencia a interpretação deste como sinal de doença ou morte iminente. 

Quando assim é, o significado atribuído às sensações corporais intensifica a ansiedade, levando à vigilância destas sensações e à preocupação face a eventuais futuras experiências de pânico.

Esta antecipação pode então resultar no evitamento de locais nos quais seja difícil obter ajuda ou “fugir” em caso de repetição da experiência ameaçadora.

Porção a porção, o evitamento dá lugar à preferência por locais familiares e percebidos como seguros, restringindo os movimentos e a vida do próprio.

O pânico pode assim tornar-se uma experiência psicológica extremamente desconfortável e incapacitante. Saiba que um Psicólogo Clínico pode ajudá-lo a compreender esta experiência e a lidar com a mesma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s