Catarina Vargues Conceição – Psicóloga Clínica

Auto-estima

Deixe um comentário

A auto-estima é um alimento vital para a manutenção da saúde psicológica. A auto-estima está relacionada com o modo como nos vemos e nos apreciamos.

Alimentar-se de auto-estima é tão vital como beber água ou ter um agasalho quando está frio. Desde cedo que ouvimos que é necessário gostarmos de nos próprios. Contudo, muitas vezes, a sua presença é descurada.

Pode ser descurada em parte porque não existe (ainda) a consciência de uma voz auto-crítica severa e intransigente. Ou de uma voz crítica também ela severa da parte de outros.

A voz da auto-estima funciona então como um alimento altamente nutritivo que permite estabilizar e neutralizar excessos.

Em jeito de composição do seu prato, a questão será então: Que quantidade de auto-estima coloca nas suas refeições diárias?

Que outros alimentos associa a este? Poderá ser importante associar alimentos como uma auto-crítica mais ponderada e menos severa, a flexibilidade e a auto-aceitação.

E de que forma pode potenciar a presença deste alimento no seu dia a dia?

Por diversas ordens de razão, pode tornar-se difícil dar voz à sua auto-estima e colocá-la em prática. Quando assim é, um Psicólogo Clínico pode ajudá-lo a recuperar ou construir uma auto-estima mais sólida e presente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s