Catarina Vargues Conceição – Psicóloga Clínica

Vazio existencial

Deixe um comentário

O vazio existencial é, muitas vezes, vivido como um sentimento difuso de esvaziamento da vida e de desconexão com o mundo.

Esta desconexão com o mundo é também um desligamento de si para si, podendo ser visto como um sinal de desnutrição psicológica, em que se dá a falta de alguns alimentos vitais.

O vazio existencial encerra um conjunto de sensações e pensamentos envolvidos em angústia, podendo inclusive estar associado a experiências de depressão.

De uma forma ou de outra, é certo que este vazio se torna fonte de inquietação e questionamento, muitas vezes, do sentido da vida.

Questionamentos como este podem tornar-se dolorosos e fazer crescer o sentimento de desamparo perante o mundo e o futuro.

É, contudo, possível construir um sentido, cultivando e enriquecendo a vida com alimentos vitais que contribuam para equilibrar e ultrapassar momentos mais dolorosos e nublados. Como a proximidade e a pertença, a persecução de objectivos realistas, e a auto-aceitação e compaixão.

Por vezes este questionamento é muito profundo, sendo importante apoio profissional na construção de um propósito e segurança individuais.

Quando assim é, um Psicólogo Clínico pode ajudar e acompanhar este processo de nutrição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s