Catarina Vargues Conceição – Psicóloga Clínica

Passividade

Deixe um comentário

Escrevo aqui sobre passividade como um conjunto de pensamentos, emoções e comportamentos que colocam a tónica, a responsabilidade, o controlo ou a tomada de decisão no lado do(s) outro(s).

Dito de outra forma, a passividade pode passar por adoptarmos uma posição de submissão ou de falta de iniciativa, actividade ou autonomia.

Sobretudo quando sistemática, a passividade pode tornar-se inimiga de quem a pratica, contribuindo para padrões relacionais não saudáveis ou boicotando projectos profissionais.

Neste sentido, a passividade traz à tona a carência de alguns alimentos psicológicos importantes.

A boa notícia é a possibilidade de mudarmos as nossas tendências de acção, a favor do nosso bem-estar, alimentando-nos de alimentos nutritivos como a auto-eficácia, a auto-crítica construtiva, a auto-afirmação e a autonomia.

A tomada de consciência é assim sendo crucial para a mudança, bem como a motivação para o fazer.

Se tiver dúvidas quanto à sua postura, se tende ou não a ser passiva, talvez estas questões o possam, de alguma forma, ajudar a reflectir:

Os outros tendem a decidir por mim? Costumo desresponsabilizar-me pelas minhas coisas, atribuindo os resultados aos outros ou ao mundo? Por norma, duvido da minha capacidade para fazer o que preciso, não agindo, ou deixando para outros? 

Se quer mudar alguns comportamentos que o têm limitado, e gostaria de apoio neste processo, saiba que um Psicólogo o pode ajudar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s